quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

HÉRNIA DE HIATO

 



A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma, chamada hiato diafragmático. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdômen. Esse músculo é utilizado na respiração.

Causas

Ainda não estão claras as razões que levam uma pessoa a desenvolver hérnia de hiato, mas cientistas acreditam que este problema possa ser resultado de um enfraquecimento da musculatura, que permite que parte do estômago passe através do hiato do diafragma para o tórax. Tudo indica que a pressão sobre o estômago possa contribuir para a formação de hérnia de hiato. O diafragma é um grande músculo em forma de cúpula que separa a caixa torácica do abdômen. Normalmente, o conteúdo do esôfago passa para o estômago por meio de uma abertura no diafragma chamada hiato.

As hérnias de hiato ocorrem quando o tecido muscular em torno desta abertura fica fraco, e a parte superior do estômago protrai-se através do diafragma para dentro da cavidade torácica. Saiba mais: Fatores de risco Hérnia de hiato é mais comum em pessoas acima dos 50 anos de idade e em pessoas com obesidade ou com excesso de peso, mas pode ocorrer em qualquer idade e em indivíduos magros.

Sintomas de Hérnia de hiato

A hérnia de hiato em geral causa uma perda de força da musculatura da passagem do esôfago para o estômago, causando o refluxo, que é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, e é a causa mais comum de refluxo gastro esofágico.

As hérnias de hiato pequenas geralmente não causam nenhum sinal ou sintoma.

Já as grandes podem causar uma série deles. Veja:

Azia: Costuma piorar quando a pessoa deita ou se curva para frente.

Arrotos: Dificuldade para engolir Fadiga Dor no peito. Na verdade, a hérnia de hiato por si só causa sintomas somente quando muito volumosas, podendo dificultar a passagem do alimento pelo esôfago, ou pela compressão dos pulmões pelo estômago no interior do tórax nas grandes hérnias.

A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo.

Buscando ajuda médica

Procure um médico se os sintomas indicarem um possível desenvolvimento de uma hérnia de hiato. Procure também um médico se você tiver uma hérnia de hiato e os sintomas se agravarem ou não desaparecerem com o tratamento, ou, ainda, se surgirem novos sintomas.

Marque uma consulta com um gastroenterologista. No consultório, descreva todos os seus sintomas detalhadamente, se os tiver, e esclareça todas as suas dúvidas sobre eles e sobre as possíveis causas subjacentes. O médico poderá, também, lhe fazer algumas perguntas para conseguir entender o caso com mais exatidão e, assim, fazer o diagnóstico.

Veja exemplos: Quando seus sintomas começaram? Seus sintomas são ocasionais ou frequentes? Qual a intensidade de seus sintomas? Você tomou alguma medida para aliviar os sintomas? E funcionou?. Diagnóstico de Hérnia de hiato A hérnia de hiato é frequentemente descoberta durante um exame de rotina ou procedimento para determinar a causa da azia ou de dor no peito ou dor abdominal.


Tais testes ou procedimentos incluem: Raio-X do trato digestivo superior Endoscopia para examinar o interior do trato digestivo. Tratamento de Hérnia de hiato Os objetivos do tratamento da hérnia de hiato são o alívio dos sintomas e a prevenção de possíveis complicações.

A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Podem ser prescritos medicamentos para azia, remédios que neutralizam a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou aceleram o esvaziamento do estômago. Não há medicamentos capazes de fortalecer ou restabelecer a força normal do esfíncter ou do diafragma.

Em alguns casos, a cirurgia talvez seja necessária. A cirurgia é geralmente reservada para situações em que os sintomas são muito intensos, quando a hérnia é muito grande com risco de comprimir as estruturas do tórax (hérnia maiores que 5cm) e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e refluxo ácido. Cirurgia de reparação de hérnia hiatal é frequentemente combinada com cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico.

Medicamentos para Hérnia de hiato

Os medicamentos mais usados para o tratamento de hérnia de hiato são os que bloqueiam a secreção ácida do estômago, os que são chamados procinéticos, que aceleram o esvaziamento do estômago e antiácidos que neutralizam a acidez do estômago momentaneamente.

Lembrando que os medicamentos apenas amenizam ou controlam os sintomas, mas a fraqueza da musculatura não melhora com remédios, apenas o tratamento cirúrgico irá restabelecer a anatomia e a força muscular nestes casos.

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.




0 comentários:

Postar um comentário