segunda-feira, 7 de março de 2022

Procedimento Whipple

 


Visão geral



Um procedimento de Whipple – também conhecido como duodenopancreatectomia – é uma operação complexa para remover a cabeça do pâncreas, a primeira parte do intestino delgado (duodeno), a vesícula biliar e o ducto biliar.

O procedimento de Whipple é usado para tratar tumores e outros distúrbios do pâncreas, intestino e ducto biliar. É a cirurgia mais usada para tratar o câncer de pâncreas que está confinado à cabeça do pâncreas. Depois de realizar o procedimento de Whipple, seu cirurgião reconecta os órgãos restantes para permitir que você digira os alimentos normalmente após a cirurgia.


O procedimento de Whipple é uma operação difícil e exigente e pode ter sérios riscos. No entanto, essa cirurgia geralmente salva vidas, principalmente para pessoas com câncer.


Procedimentos relacionados

Dependendo da sua situação, seu médico pode conversar com você sobre outras operações pancreáticas. Procure uma segunda opinião de um cirurgião especializado, se necessário. As opções incluem:

  • Cirurgia para tumores ou distúrbios no corpo e cauda do pâncreas. A cirurgia para remover o lado esquerdo (corpo e cauda) do pâncreas é chamada de pancreatectomia distal. Com este procedimento, seu cirurgião também pode precisar remover seu baço.
  • Cirurgia para remover todo o pâncreas. Isso é chamado de pancreatectomia total. Você pode viver relativamente normalmente sem um pâncreas, mas precisará de insulina e reposição enzimática ao longo da vida.
  • Cirurgia para tumores que afetam os vasos sanguíneos próximos. Muitas pessoas não são consideradas elegíveis para o procedimento de Whipple ou outras cirurgias pancreáticas se seus tumores envolverem vasos sanguíneos próximos. Em poucos centros médicos nos Estados Unidos, cirurgiões altamente especializados e experientes realizarão essas operações com segurança em pacientes selecionados. Os procedimentos envolvem também a remoção e reconstrução de partes dos vasos sanguíneos.

Por que é feito

Um procedimento de Whipple pode ser uma opção de tratamento para pessoas cujo pâncreas, duodeno ou ducto biliar é afetado por câncer ou outro distúrbio. O pâncreas é um órgão vital que fica na parte superior do abdômen, atrás do estômago. Ele trabalha em estreita colaboração com o fígado e os dutos que transportam a bile. O pâncreas libera (secreta) enzimas que ajudam a digerir os alimentos, especialmente gorduras e proteínas. O pâncreas também secreta hormônios que ajudam a controlar o açúcar no sangue.
Seu médico pode recomendar que você faça um procedimento de Whipple para tratar:


  • Câncer de pâncreas
  • Cistos pancreáticos
  • Tumores pancreáticos
  • Pancreatite
  • Câncer de ampola
  • Cancro do ducto biliar
  • Tumores neuroendócrinos
  • Câncer de intestino delgado
  • Trauma no pâncreas ou intestino delgado
  • Outros tumores ou distúrbios envolvendo o pâncreas, duodeno ou ductos biliares
O objetivo de fazer um procedimento de Whipple para o câncer é remover o tumor e impedir que ele cresça e se espalhe para outros órgãos. Este é o único tratamento que pode levar à sobrevida prolongada e à cura da maioria desses tumores.


Riscos

O procedimento de Whipple é uma operação tecnicamente difícil, muitas vezes envolvendo cirurgia aberta. Ele traz riscos durante e após a cirurgia. Estes podem incluir:


  • Sangramento nas áreas cirúrgicas
  • Infecção da área da incisão ou dentro de seu abdômen
  • Esvaziamento retardado do estômago, o que pode dificultar a alimentação ou manter a comida no estômago temporariamente
  • Vazamento do pâncreas ou da conexão do ducto biliar
  • Diabetes, temporária ou permanente

Extensas pesquisas mostram que as cirurgias resultam em menos complicações quando feitas por cirurgiões altamente experientes em centros que realizam muitas dessas operações. Não hesite em perguntar sobre a experiência do seu cirurgião e do hospital com procedimentos de Whipple e outras operações pancreáticas. Se tiver alguma dúvida, procure uma segunda opinião.

Como você se prepara

Seu cirurgião revisará vários fatores para avaliar qual abordagem para sua cirurgia é a melhor em sua situação. Ele ou ela também avaliará sua condição e garantirá que você esteja saudável o suficiente para uma operação complexa. Você pode precisar de alguns exames médicos adicionais e otimização de algumas de suas condições de saúde antes de prosseguir para a cirurgia.

Um procedimento de Whipple pode ser feito de várias maneiras:



  • Cirurgia aberta. Durante um procedimento aberto, seu cirurgião faz uma incisão em seu abdômen para acessar seu pâncreas. Esta é a abordagem mais comum e a mais estudada.

  • Cirurgia laparoscópica. Durante a cirurgia laparoscópica, o cirurgião faz várias incisões menores em seu abdômen e insere instrumentos especiais, incluindo uma câmera que transmite vídeo para um monitor na sala de cirurgia. O cirurgião observa o monitor para orientar as ferramentas cirúrgicas na realização do procedimento de Whipple. A cirurgia laparoscópica é um tipo de cirurgia minimamente invasiva.

  • Cirurgia robótica. A cirurgia robótica é um tipo de cirurgia minimamente invasiva em que os instrumentos cirúrgicos são acoplados a um dispositivo mecânico (robô). O cirurgião se senta em um console próximo e usa controles manuais para direcionar o robô. Um robô cirúrgico pode usar ferramentas em espaços apertados e em cantos, onde as mãos humanas podem ser grandes demais para serem eficazes.

A cirurgia minimamente invasiva oferece alguns benefícios, como menor perda sanguínea e recuperação mais rápida naqueles sem complicações. Mas também leva mais tempo, o que pode ser difícil para o corpo. Às vezes, um procedimento pode começar com uma cirurgia minimamente invasiva, mas complicações ou dificuldades técnicas exigem que o cirurgião faça uma incisão aberta para finalizar a operação.

Um cirurgião da Clínica Mayo conversa com um paciente sobre o procedimento de Whipple.

Antes de sua operação de Whipple, seu cirurgião explicará a você o que esperar antes, durante e após a cirurgia, incluindo riscos potenciais. Sua equipe de tratamento conversará com você e sua família sobre como sua cirurgia afetará sua qualidade de vida. Às vezes, o procedimento de Whipple ou outras operações do pâncreas realizadas para o câncer são precedidos ou seguidos por quimioterapia, radioterapia ou ambos. Converse com seu médico sobre as preocupações que você possa ter sobre sua cirurgia e várias outras opções de tratamento antes ou depois da operação.


Antes de ser internado no hospital, converse com sua família ou amigos sobre sua estadia no hospital e discuta qualquer ajuda que você possa precisar deles quando voltar para casa. Você precisará da ajuda de alguém nas primeiras semanas após a alta do hospital. O seu médico e a equipa de tratamento podem dar-lhe instruções a seguir durante a sua recuperação quando regressar a casa.

Alimentos e medicamentos

Converse com seu médico sobre:


  • Quando você pode tomar seus medicamentos regulares e se pode tomá-los na noite anterior ou na manhã da cirurgia
  • Quando você precisa parar de comer ou beber na noite anterior à cirurgia
  • Alergias ou reações que você teve a medicamentos
  • Qualquer história de dificuldade ou náusea grave com anestesia

O que você pode esperar

Antes do procedimento



Na manhã da cirurgia, você fará o check-in no balcão de admissão e se registrará. Enfermeiros e funcionários confirmarão seu nome, data de nascimento, procedimento e cirurgião. Você precisará então mudar para um vestido cirúrgico em preparação para a cirurgia.

Antes de sua cirurgia, uma linha intravenosa (IV) é colocada em uma veia, geralmente em seu braço. Isso é usado para injetar fluido e medicação em suas veias, conforme necessário. Você também pode receber alguns medicamentos para ajudá-lo a relaxar se estiver nervoso.

Você também pode ser submetido à colocação de um cateter epidural ou injeção espinhal, além de bloqueios nervosos locais na parede abdominal. Esses procedimentos permitem que você se recupere com o mínimo de dor e desconforto após a cirurgia e ajudam a diminuir a quantidade de analgésicos narcóticos necessários.

Durante o procedimento



Uma equipe cirúrgica trabalha em conjunto para permitir que você tenha uma cirurgia segura e eficaz. A equipe é composta por cirurgiões pancreáticos, enfermeiras cirúrgicas especializadas, anestesiologistas e anestesistas – médicos e enfermeiras treinados em administrar medicamentos que fazem você dormir durante a cirurgia – e outros.

Depois de dormir, linhas intravenosas adicionais podem ser colocadas com outros dispositivos de monitoramento, dependendo da complexidade da operação e de suas condições gerais de saúde. Outro tubo, chamado cateter urinário, será inserido em sua bexiga. Isso drena a urina durante e após a cirurgia. Normalmente é removido um ou dois dias após a cirurgia.

A cirurgia pode levar de quatro a 12 horas, dependendo de qual abordagem é usada e da complexidade da operação. A cirurgia de Whipple é feita com anestesia geral, então você estará dormindo e inconsciente durante a operação.

O cirurgião faz uma incisão em seu abdômen para acessar seus órgãos internos. A localização e o tamanho da sua incisão variam de acordo com a abordagem do seu cirurgião e sua situação particular. Para um procedimento de Whipple, a cabeça do pâncreas, o início do intestino delgado (duodeno), a vesícula biliar e o ducto biliar são removidos.

Em certas situações, o procedimento de Whipple também pode envolver a remoção de uma parte do estômago ou dos gânglios linfáticos próximos. Outros tipos de operações pancreáticas também podem ser realizados, dependendo da sua situação.

Seu cirurgião então reconecta as partes restantes do pâncreas, estômago e intestinos para permitir que você digira os alimentos normalmente.

Após o procedimento

Após o procedimento de Whipple, você pode esperar:


  • Permaneça na unidade cirúrgica geral. A maioria das pessoas irá diretamente para um andar de enfermagem cirúrgica geral após a cirurgia para se recuperar. A equipe de enfermagem e toda a equipe cirúrgica estarão monitorando seu progresso várias vezes ao dia e observando quaisquer sinais de infecção ou complicações. Sua dieta será lentamente avançada conforme tolerado. A maioria das pessoas estará andando imediatamente após a operação. Espere passar pelo menos uma semana no hospital, dependendo da sua recuperação geral.

  • Fique na unidade de terapia intensiva (UTI) por alguns dias. Se você tiver certas condições médicas ou um caso complexo, poderá ser internado na UTI após a cirurgia. Médicos e enfermeiros da UTI monitorarão sua condição continuamente para observar sinais de complicações. Eles lhe darão líquidos, nutrição e medicamentos através de linhas intravenosas (IV). Outros tubos drenarão a urina da bexiga e drenarão o fluido e o sangue da área cirúrgica.
Após a alta do hospital, a maioria das pessoas pode voltar diretamente para casa para continuar a recuperação. Algumas pessoas são convidadas a ficar nas proximidades por vários dias para monitoramento e visitas de acompanhamento. Idosos e pessoas com problemas de saúde significativos podem precisar de uma estadia temporária em um centro de reabilitação especializado. Converse com seu cirurgião e equipe se estiver preocupado com sua recuperação em casa.

A maioria das pessoas é capaz de retornar às suas atividades habituais quatro a seis semanas após a cirurgia. O tempo que você leva para se recuperar pode depender de sua condição física antes da cirurgia e da complexidade de sua operação.

Resultados



Suas chances de sobrevivência a longo prazo após um procedimento de Whipple dependem de sua situação particular. Para a maioria dos tumores e cânceres do pâncreas, o procedimento de Whipple é a única cura conhecida.



Converse com sua equipe de tratamento, família e amigos se você se sentir estressado, preocupado ou deprimido. Pode ajudar a discutir como você está se sentindo. Você pode querer considerar juntar-se a um grupo de apoio de pessoas que passaram por um procedimento de Whipple ou conversar com um conselheiro profissional.


0 comentários:

Postar um comentário