quarta-feira, 24 de março de 2021

HIDROSSALPINGE (DEFINIÇÃO, CAUSAS E TRATAMENTO)


A hidrossalpinge nada mais é do que um acúmulo de líquidos em uma ou ambas as tubas. Normalmente esse líquido se acumula por causa de uma infecção na região, por bactérias, por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou sífilis, ou outras causas de inflamação.

Um dos principais problemas que a hidrossalpinge traz é impedir uma gravidez. A tuba fica dilatada, inflamada e bloqueada. Todo este processo inflamatório torna a tuba um ambiente hostil para o encontro do espermatozoide com óvulo. É na trompa que a fertilização acontece.

A hidrossalpinge também pode obstruir a tuba. Isso faz com que nem o óvulo nem o espermatozoide possam chegar no local apropriado para a fecundação. Mas nem todos os casos de trompas obstruídas são por conta de hidrossalpinge. Em grande parte das vezes, uma obstrução da trompa pode ser resolvida com um pequeno procedimento, mas isso é assunto para outro post.

O líquido presente na trompa por conta da hidrossalpinge também pode atrapalhar na hora da implantação do embrião, caso a fecundação tenha ocorrido na trompa saudável. Há estudos que revelaram que esse líquido pode ir para o útero, ou para o fundo do saco de Douglas, tornando estas áreas hostis para a nidação

Caso a implantação ocorra, este ambiente hostil pode acabar causando um aborto espontâneo. Quanto mais a tuba está dilatada e inflamada, mais líquido ela pode liberar e mais grave o caso pode ser.

Nos casos de hidrossalpinges cheias de líquido, um procedimento para corrigir o problema pode fazer com que o líquido pare de se espalhar. Dessa forma, a as chances de engravidar se tornam maiores, e diminuem a necessidade de procedimentos como a FIV. Tudo vai depender do grau de gravidade do problema.

CAUSAS 

Um corrimento vaginal também pode estar associado a essa condição. Veja a seguir alguns sintomas da hidrossalpinge:

  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Mudança na cor e cheiro do corrimento vaginal;
  • Febre.

Existem diferentes causas para essa condição, e os sintomas podem variar, dependendo da pessoa acometida.

Algumas mulheres não apresentam sintomas, mas a hidrossalpinge pode ter um impacto severo na fertilidade e muitas mulheres só descobrem que têm essa condição quando tentam engravidar, embora ela possa se tornar bastante grave.


Principais causas

A hidrossalpinge está frequentemente associada a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), principalmente clamídia, sífilis e gonorreia, em que os agentes infecciosos responsáveis por essas doenças podem chegar às trompas e causar inflamação, promovendo a destruição da camada interna das trompas e levando ao aumento da secreção e acúmulo de líquidos no local.

A hidrossalpinge também pode estar muitas vezes relacionadas com a Doença Inflamatória Pélvica (DIP), que é uma situação que acontece devido à falta de tratamento ou tratamento incorreto de infecções ginecológicas, que podem ter sido causadas tanto por microrganismos sexualmente transmissíveis ou ser devido ao desbalanço da flora normal, sendo nesse caso frequentemente relacionado com a bactéria Gardnerella sp. Conheça mais sobre a DIP e como identificar.

Além disso outras situações que podem estar relacionadas com a hidrossalpinge são endometriose, presença de aderências na região pélvica, realização de cirurgias ginecológicas ou presença de tumores nas tubas uterinas ou em órgãos próximos.

Como deve ser o tratamento

O tratamento para a hidrossalpinge deve ser indicado pelo ginecologista de acordo com a causa da alteração e sintomas que a mulher possa estar apresentando. Na maioria dos casos o médico indica o uso de antibióticos de acordo com o agente infeccioso responsável pela hidrossalpinge, além de poder ser indicados medicamentos para aliviar os sintomas ou regular o ciclo menstrual, por exemplo.

Além disso, é comum também que o médico indique a realização de cirurgia para desobstruir as tubas uterinas e eliminar o excesso de líquido. Nos casos mais graves pode ser indicada a remoção das tubas uterinas e de estruturas que possam ter sido comprometidas.

Related Posts:

  • Desluvamento   DEFINIÇÃOUma lesão por desenluvamento ou avulsão ocorre quando uma ou mais camadas de pele são removidas ou desenluvadas do corpo. O desfolhamento pode ser fatal devido ao sangramento abun… Read More
  • 11 tipos de sutura que todo médico deve conhecer  SuturasAs suturas são a melhor forma de realizar o fechamento adequado de ferimentos e permitir a aproximação ideal dos bordos. A escolha do fio baseia-se no local do ferimento, extensão e área de exposição.Os fio… Read More
  • Como Montar uma Mesa Cirúrgica? [Guia Completo]  Montar uma mesa de cirurgia não é uma tarefa fácil. Mesmo profissionais especializados precisam de um checklist para ajudar na tarefa!Se você é enfermeiro ou instrumentador cirúrgico, um de seus maiores desaf… Read More
  • Medicina Antroposofica & Antroposofia Aplicada à Saúde  A Medicina Antroposófica (MA) surgiu na Europa Central nas primeiras décadas do século XX como um sistema médico complexo de abordagem sistêmica e integrativa através da parceria do filósofo Rudolf … Read More
  • exsudato “Exsudação” é o termo usado na Enfermagem para identificar o fluido proveniente de uma ferida. É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos e, portanto, é considerada uma reação normal do processo de cicat… Read More

0 comentários:

Postar um comentário