sexta-feira, 26 de março de 2021

Hemostasia na Cirurgia


 

Hemostasia é o processo que consiste em impedir, deter ou prevenir o sangramento.



Pode ser feito simultânea ou individualmente por meio de pinçamento e ligadura de vasos, eletrocoagulação ou compressão. Na realidade, a hemostasia começa antes da cirurgia. Ela se inicia quando se realizam os exames de tempo de coagulação e dosagem de pró-trombina no pré-operatório imediato.

Pode ser classificada em:
  • Preventiva: hemostasia que pode ser medicamentosa e cirúrgica. A hemostasia medicamentosa é baseada nos exames laboratoriais pré-operatórios. A cirúrgica é realizada com a finalidade de interromper a circulação durante o ato operatório, temporária ou definitivamente.

  • Urgência: hemostasia realizada quase sempre em condições não favoráveis e com material muitas vezes improvisado, como, por exemplo, compressão digital, garrotes e torniquetes.

  • Curativa: realizada durante a intervenção cirúrgica. Pode ser medicamentosa (drogas que diminuem o sangramento por vasoconstrição), mecânica (compressão e esponjas sintéticas), física (bisturi) ou biológica (absorventes).
Tempos cirúrgicos.

De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese.

  • Diérese: é o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão. Pode ser classificada em mecânica ou física.

  • Hemostasia: um conjunto de manobras manuais ou instrumentais para deter ou prevenir uma hemorragia ou impedir a circulação de sangue em determinado local em um período de tempo.

  • Síntese: é a união de tecidos para facilitar o processo de cicatrização e restabelecer a continuidade tecidual por primeira intenção. Será mais perfeita quanto mais anatômica for a separação.

  • Exérese: também denominada “cirurgia propriamente dita”. Possui caráter curativo, paliativo, estético/corretivo, diagnóstico.
Instrumentos cirúrgicos para hemostasia
Pinças hemostáticas

As pinças são importantes materiais cirúrgicos. São são usadas com bastante frequência na hemostasia. Existem diferentes tipos de pinça. Possuem indicações diversas conforme a área operada e a necessidade. No caso da hemostasia, são usadas pinças hemostáticas para fechamento de extremidades cortadas de um vaso com mínima lesão tecidual.

É muito importante para o cirurgião conhecer precisamente a hemostasia em seus aspectos mais amplos, ou seja, o conjunto de processos biológicos e de procedimentos técnicos e cirúrgicos que servem para deter e controlar hemorragias.

Por isso, o profissional de saúde deve ser muito criterioso quanto aos medicamentos e materiais utilizados em procedimentos cirúrgicos. O Grupo DBV se dedica a proporcionar aos nossos clientes o acesso a materiais produzidos com tecnologia de ponta e qualidade superior.

Related Posts:

  • intomas de um problema de vesícula biliar Dor na região abdominal superior pode indicar um problema de vesícula biliar. iStock; Saúde do dia a diaA vesícula biliar é um pequeno saco que armazena a bile do fígado e é encontrado logo abaixo do fígado.Ele libera bile a… Read More
  • Coração lento: conheça os riscos da bradicardia Se o seu coração bate menos de 60 vezes por minuto, ele é considerado mais lento do que o normal. Isso é chamado bradicardia e tanto pode significar um problema cardíaco grave como apenas uma adaptação fisiológica. Em a… Read More
  • Time Out 10 pontos que devem estar no checklist Uma síntese dos elementos-chave para garantir que qualquer operação seja uma cirurgia seguraEquipe em ação: checklist de cirurgia segura reduz taxa de complicações e de mortalidade (Bigstock)Cirurgia Segura: 10 pontos q… Read More
  • HIDROSSALPINGE (DEFINIÇÃO, CAUSAS E TRATAMENTO)A hidrossalpinge nada mais é do que um acúmulo de líquidos em uma ou ambas as tubas. Normalmente esse líquido se acumula por causa de uma infecção na região, por bactérias, por doenças sexualmente transmissíveis, co… Read More
  • Hemostasia na Cirurgia Hemostasia é o processo que consiste em impedir, deter ou prevenir o sangramento.Pode ser feito simultânea ou individualmente por meio de pinçamento e ligadura de vasos, eletrocoagulação ou compressão. Na realidade, a h… Read More

0 comentários:

Postar um comentário