Você sabe o que é um ataque isquêmico transitório (AIT)? Trata-se de uma mudança da função cerebral que, geralmente, tem duração de menos de uma hora e é provocada por um bloqueio temporário da chegada de sangue até o cérebro. Segundo dados do Ministério da Saúde, ele é responsável por 80% dos casos de doenças cerebrovasculares. O Dr. Anderson Machado Benassi, médico neurologista do Hospital Santa Paula, fala mais sobre esse quadro de saúde, a seguir.
O que é AIT?
O ataque isquêmico transitório (AIT) é um problema de saúde causado quando uma artéria que transporta o sangue até o cérebro fica temporariamente entupida por um coágulo, ou seja, um trombo. Esse entupimento pode ocorrer em razão de uma trombose – quando são formadas placas em alguma artéria principal do cérebro – ou embolia – quando um trombo ou placa de gordura se solta de outra parte do corpo e chega até os vasos de corrente sanguínea do cérebro.
Quanto tempo pode durar um ataque isquêmico?
Quanto tempo pode durar um ataque isquêmico?
Como diferenciar AVC de AIT?
O ataque isquêmico transitório (AIT) é bastante parecido com o acidente vascular cerebral (AVC), porque os sintomas são os mesmos, como dificuldade de enxergar, dormência em algum dos lados do corpo ou perda de fala. A diferença entre eles é que o AIT se reverte naturalmente, ou seja, o próprio sangue é capaz de dissolver o coágulo que está provocando a obstrução do vaso e impedindo sua passagem para o cérebro.
Como identificar um ataque isquêmico transitório?
Os sintomas do ataque isquêmico transitório (ATI) são semelhantes aos de um acidente vascular cerebral isquêmico ou AVC isquêmico, no entanto, eles têm característica transitória e reversível, ou seja, não ocasionam lesão encefálica. Entre os principais sintomas estão:
- perda repentina de sensibilidade ou sensibilidade incomum em algum dos lados do corpo;
- paralisia ou fraqueza súbita em algum dos lados do corpo;
- dificuldade para falar, como se a fala estivesse arrastada;
- confusão mental com dificuldade de compreensão e linguagem;
- visão turva ou perda da visão;
- perda de equilíbrio e tontura.
Como diagnosticar a isquemia transitória?
Pessoas que suspeitem de um ataque isquêmico transitório (AIT) devem buscar atendimento neurológico o mais rápido possível. Em razão de os sintomas de AIT serem os mesmos do AVC, inicialmente, pode ser difícil a distinção entre eles. Para essa avaliação, a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada do crânio é fundamental para descartar a presença de infarto cerebral. Caso a pessoa tenha a remissão espontânea dos sintomas e os exames de imagem não indiquem o infarto, o diagnóstico de AIT será realizado. Além disso, uma avaliação com o neurologista contribui para a prevenção da ocorrência de AVC .
Tratamentos para ataque isquêmico transitório
Pelo fato de os sintomas desaparecerem espontaneamente depois de um período, não há um tratamento específico para o ataque isquêmico transitório. No entanto, é fundamental a detecção dele para a prevenção de um futuro AVC, quando é indicado uma terapêutica preventiva que inclui: redução das taxas de colesterol; controle da pressão arterial; perda de peso; suspensão do consumo de bebidas alcoólicas e de tabaco; dieta balanceada; prática de atividades físicas e, em alguns casos, o uso de algum medicamento anticoagulante.
0 comentários:
Postar um comentário