Cirurgia metabólica x Cirurgia bariátrica
A cirurgia metabólica se utiliza dos mesmos procedimentos da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença. Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, com as metas para contenção das doenças, como o diabetes e hipertensão, em segundo plano.
No final de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução que traz novas regras e amplia a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.
O CFM normatizou que a cirurgia metabólica indicada para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 se dará, prioritariamente, por bypass gástrico com reconstrução em Y-de-Roux (BGYR). Somente em casos de contraindicação ou desvantagem da BGYR, a gastrectomia vertical (GV) será a opção disponível.
❗Nenhuma outra técnica cirúrgica é reconhecida para o tratamento desses pacientes.
Mas você sabe o que é o Bypass Gástrico ou a Gastrectomia Vertical?
Bypass Gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)
No Bypass Gástrico, conhecido também como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, o paciente é submetido ao grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.
Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.
Gastrectomia Vertical (Sleeve)
Também conhecida como cirurgia de Sleeve ou gastrectomia em manga de camisa. Esse procedimento é considerado restritivo e metabólico e nele o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).
Essa intervenção também provoca uma boa perda de peso, comparável à do bypass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável.
É um procedimento que já é feito há mais de 20 anos, tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lipídios (colesterol e triglicérides).
Atualmente vem crescendo muito o número de cirurgiões que acreditam nos resultados desta técnica, inclusive para controle do diabetes. Estima-se que em pouco tempo será a cirurgia mais feita no Brasil e no mundo.
Cirurgias bariátrica e metabólica em Juiz de Fora
A Clínica Laparos realiza cirurgias bariátrica e metabólica e conta com equipe capacitada para cuidar das doenças do aparelho digestivo, cardiológicas e obesidade de forma integral, do diagnóstico ao tratamento. Ainda oferece atendimento em cirurgia plástica e melanoma cutâneo.
0 comentários:
Postar um comentário