quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Cirurgia metabólica: Bypass Gástrico e Gastrectomia Vertical

  

Cirurgia metabólica x Cirurgia bariátrica

A cirurgia metabólica se utiliza dos mesmos procedimentos da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença. Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, com as metas para contenção das doenças, como o diabetes e hipertensão, em segundo plano.

Cirurgia metabólica

No final de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução que traz novas regras e amplia a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.

O CFM normatizou que a cirurgia metabólica indicada para pacientes com diabetes mellitus tipo 2 se dará, prioritariamente, por bypass gástrico com reconstrução em Y-de-Roux (BGYR). Somente em casos de contraindicação ou desvantagem da BGYR, a gastrectomia vertical (GV) será a opção disponível. 

Nenhuma outra técnica cirúrgica é reconhecida para o tratamento desses pacientes.

Mas você sabe o que é o Bypass Gástrico ou a Gastrectomia Vertical?

Bypass Gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)

Bypass Gástrico (gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)

No Bypass Gástrico, conhecido também como gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”, o paciente é submetido ao grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.

Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.

Gastrectomia Vertical (Sleeve)

Gastrectomia Vertical (Sleeve)

Também conhecida como cirurgia de Sleeve ou gastrectomia em manga de camisa. Esse procedimento é considerado restritivo e metabólico e nele o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

Essa intervenção também provoca uma boa perda de peso, comparável à do bypass gástrico e maior que a proporcionada pela banda gástrica ajustável.

É um procedimento que já é feito há mais de 20 anos, tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lipídios (colesterol e triglicérides).

Atualmente vem crescendo muito o número de cirurgiões que acreditam nos resultados desta técnica, inclusive para controle do diabetes. Estima-se que em pouco tempo será a cirurgia mais feita no Brasil e no mundo.

Cirurgias bariátrica e metabólica em Juiz de Fora

Cirurgias bariátrica e metabólica em Juiz de Fora

A Clínica Laparos realiza cirurgias bariátrica e metabólica e conta com equipe capacitada para cuidar das doenças do aparelho digestivo, cardiológicas e obesidade de forma integral, do diagnóstico ao tratamento. Ainda oferece atendimento em cirurgia plástica e melanoma cutâneo.

0 comentários:

Postar um comentário