Por Cenira Santana, CEO e fundadora da Business Medical
A cirurgia assistida por robô que é denominada no meio comum por robótica, é uma realidade nos dias atuais onde a atuação do profissional de instrumentação cirúrgica também é de suam importância junto ao trabalho dos demais membros da equipe de cirurgia, para a arrumação, dentro da técnica asséptica, dos instrumentais adequados para a cirurgia.
Para atuação do Instrumentador Cirúrgico nesse tipo de cirurgia, é necessário que o profissional tenha uma base de conhecimento em cirurgia aberta e em cirurgia videolaparoscópica, para posteriormente aprender a instrumentar na cirurgia robótica.
O instrumentador cirúrgico deve chegar cedo e na sala de cirurgia robótica deve deixar tudo preparado para qualquer intercorrência, verificar os materiais consignados, porque só pode anestesiar o paciente com tudo pronto e tudo preparado, logo é de suma importância a informação do instrumentador para equipe com relação ao material.
Os materiais consignados são muito caros e não podem ser abertos aleatoriamente, por isso deve ser feita pelo instrumentador cirúrgico a verificação desse material antes da abertura.
Os materiais permanentes também devem ser separados previamente, são eles: pinças da robótica, pinças de videolaparoscopia e pinças de cirurgia aberta. Mesmo sendo uma cirurgia robótica ela pode ser convertida para cirurgia aberta ou para videolaparoscopia, daí a necessidade do preparo do material para qualquer intercorrência, deixando tudo pronto na mesa de cirurgia.
Um exemplo de intercorrências para a qual o instrumentador cirúrgico deve estar preparado é a de sangramento em uma cirurgia de nefrectmia parcial por lesão arterial ou de veia cava devido a aderência do tumor, por isso é necessário ter o material de cirurgia vascular aberto na mesa cirúrgica, também é necessário deixar de sobreaviso na sala os fios específicos para pontos em lesão vascular.
Conhecer profundamente os tempos cirúrgicos é um importante diferencial para o instrumentador cirúrgico na cirurgia robótica e em qualquer outra especialidade cirúrgica, através desse conhecimento o instrumentador cirúrgico consegue se antecipar às solicitações do cirurgião durante o procedimento cirúrgico.
Devido ao posicionamento do paciente em cirurgia robótica, a cirurgia deve correr rápido e ser precisa, por isso a destreza do instrumentador cirúrgico nesse tipo de procedimento deve ser de altíssima qualidade.
O bom relacionamento interpessoal do instrumentador cirúrgico com a equipe de enfermagem também é muito importante, porque a enfermagem é a base de toda a assistência intraoperatória do paciente que está sendo submetido a cirurgia robótica.
Por mais conhecimento científico que o cirurgião tenha ele não é capaz de fazer nada sozinho, daí a importância de uma boa equipe cirúrgica e de todo o time de funcionários que trabalham no hospital, logo, todos juntos formam os elos de uma corrente em prol do paciente onde todos devem estar focados na segurança do paciente.
0 comentários:
Postar um comentário