sábado, 5 de dezembro de 2020

Apendicectomia: entenda como funciona os principais tipos!

 


Alguns problemas de saúde são de emergência e o atendimento médico deve ser o mais rápido possível. Um desses problemas é a apendicite, que atinge de 5 a 10% da população mundial em algum momento da vida. Por isso, a informação é a melhor aliada e saber como funciona a apendicectomia, a cirurgia que remove o apêndice inflamado, é um passo importante.

Neste post, você vai saber mais sobre como funciona a apendicectomia, além dos seus tipos e formas de recuperação. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é apendicite?

Antes de explicar o tratamento, é importante que você saiba o que é a apendicite. No geral, ela é uma inflamação seguida por perfuração e necrose do apêndice cecal, o órgão vestigial que fica localizado próximo ao ceco e à válvula ileocecal.

Esse problema de saúde é ocasionado pela obstrução da sua luz, na maioria das vezes devido a um fecálito, nodulação endurecida das fezes.

Para identificar a apendicite basta prestar atenção ao surgimento de alguns sintomas como, fraqueza, falta de apetite, prostração, febre, náuseas, vômitos e dor abdominal iniciada em região periumbilical e posteriormente seguida para região de fossa ilíaca direita.

Caso você perceba esses sintomas é importante não se automedicar para não romper o apêndice inflamado e procurar um médico imediatamente.

Seu diagnóstico nem sempre é tão simples e direto, já que os sintomas dessa doença podem ser facilmente confundidos com outras, o que inclui, gastrite, problema na vesícula biliar, infecção intestinal, vesical e urinária etc.

Por isso, alguns testes mais precisos podem ser feitos, como história clínica compatível, exame retal, exame de sangue, tomografia computadorizada e teste de urina para descartar uma infecção.

Quais os principais tipos de cirurgias?

A cirurgia de apendicectomia consiste basicamente na retirada do apêndice e pode ser realizada de diversas formas, vai depender do estágio em que a doença é diagnosticada e da gravidade do caso.

Mas de modo geral, existe a cirurgia aberta ou laparotômica, que ocorre por incisão mediana ou transversal lateral direita. A cirurgia laparoscópica geralmente é pouco invasiva e consiste em três incisões menores que 1cm no abdômen do paciente. Nesse procedimento é introduzido uma pequena câmera e os instrumentos cirúrgicos.

Como se trata de uma cirurgia pouco invasiva, a recuperação é rápida e as cicatrizes são bem mais discretas. No geral, em cerca de 15 dias o paciente já pode voltar às atividades normais.

O outro tipo é a cirurgia de apendicectomia tradicional, em que é feito o mesmo dentro da barriga. No entanto, o corte é de aproximadamente 5 cm no lado direito do abdômen e há a necessidade de uma maior manipulação na região.

Por esse motivo, a recuperação nesse tipo de cirurgia é mais lenta e pode deixar uma cicatriz visível. Geralmente, ela é utilizada nos casos em que há dificuldade técnica e\ou o apêndice se encontra muito dilatado ou rompido.

Quais cuidados pré e pós-operatórios?

A cirurgia de apendicectomia é realizada em caráter de urgência assim que o médico realiza o diagnóstico do paciente. Os seus cuidados pré-operatórios consistem em estabilizar o paciente, mantê-lo em jejum, realizar a hidratação venosa e antibioticoterapia precoce, para evitar uma possível peritonite.

Depois disso, uma anestesia geral é aplicada e o apêndice é removido por meio de algum dos procedimentos cirúrgicos mencionados.

Geralmente, o pós-operatório ocorre cerca de 12 horas depois do procedimento cirúrgico e o paciente já está apto para se levantar e realizar alguns movimentos. Em duas a três semanas o paciente normalmente já está recuperado.

No entanto, se o paciente passou pela cirurgia de laparoscopia, essa recuperação torna-se ainda mais rápida, devido à menor incisão do corte. Após esse período, o paciente já pode voltar a realizar suas atividades rotineiras.

Ainda assim, caso o paciente sinta algum sintoma como, vômitos descontrolados, fortes dores abdominais, febre, tontura, pus na ferida, não deve hesitar em procurar ajuda médica para tratamento adequado e certificação de que não houve nenhum tipo de complicação.

E para evitar que isso ocorra, deve seguir as orientações da equipe assistente e evitar esforço físico extenuante. Isso traz o risco de aquisição de hérnia no local da incisão.

Como funciona e em quanto tempo é a recuperação?

A palavra de ordem para ter sucesso na recuperação da apendicectomia é paciência. Por isso, não se apresse para voltar à sua rotina, mesmo que sinta-se forte e animado, o conselho é manter o descanso e não fazer muito esforço.

Tenha cuidado também com a sua alimentação. É natural que logo depois da operação você fique com muita fome nas primeiras horas. Porém, mais tarde, você pode voltar a comer aos poucos e nas próximas 24 horas, recomenda-se beber líquidos e algo mais consistente, como iogurtes.

12 horas depois você pode começar a ingerir algo mais sólido, como sopas, cremes e frutas. Aos poucos você pode acrescentar alimentos consistentes. Porém, lembre-se de ir devagar para não sofrer inchaço, desconforto e diarreia.

Qual clínica escolher para fazer a cirurgia?

A apendicectomia não é um procedimento ambulatorial e sim hospitalar em centro cirúrgico com estrutura adequada e unidade de terapia intensiva de retaguarda. A clínica Gastros não realiza a apendicectomia. Então, quando surgem pacientes com esse diagnóstico, a Gastros realiza os exames necessários e encaminha para o hospital de referência operar por videolaparoscopia.

O diferencial da Gastros é ser uma clínica composta por cirurgiões especialistas em coloproctologia, instrumentadores treinados e material cirúrgico próprio, de última geração, seguro e moderno.

Porém, de modo geral, saiba que o sucesso da apendicectomia depende em grande parte do diagnóstico precoce da doença, já que isso evita o surgimento de complicações para o paciente. Para isso, a clínica Gastros conta com uma equipe especializada nessa e em outras patologias do aparelho digestivo e da coloproctologia.

Agora que você entende melhor sobre a cirurgia apendicectomia e sobre os oferecimentos da Gastros, já pode entrar em contato com a gente para conhecer melhor nossos serviços.

0 comentários:

Postar um comentário