INSTRUMENTOS DE HEMOSTASIA
Instrumentos de hemostasia são utilizados para o pinçamento de estruturas vasculares.
Outros usos de pinças hemostáticas:
além de seu uso na hemostasia, as pinças retas e curvas são úteis para dissecar tecidos por divulsão, reparar e tracionar bordas de estruturas, passar fios e cadarços, prender fios de reparos, introduzir drenos, catéteres e sondas, etc.
Para reparar fios de fino calibre, as pinças podem ter sua ponta recoberta por uma capa plástica ou de borracha para evitar a ruptura do fio.
HEMOSTASIA DEFINITIVA
Na hemostasia definitiva, os vasos são pinçados e então ligados com fio ou eletrocoagulação,
PINÇA DE HALSTED OU “MOSQUITO”
É menor e mais delicada, utilizada para hemostasia de vasos delicados e dissecção de estruturas também delicadas em campos superficiais
PINÇA DE CRILE
Possui ranhuras transversais em toda a extensão da sua parte preensora. Isto lhe confere utilidade também no pinçamento de pedículos, quando a pinça é aplicada lateralmente, não sendo utilizada a extremidade. Por ser totalmente ranhurada, não desliza, fixando-se muito bem às estruturas que compõem o pedículo. Tamanhos variam entre 6 - 14 cm, nas versões reta ou curva.
PINÇA DE ROCHESTER
Pinça hemostática com serrilhado grosseiro em toda a extensão de seus ramos preensores, que são mais longos e largos. É utilizado para o pinçamento de tecidos mais rígidos ou em maior volume, como pinçamento em massa de vasos e ligamentos em cirurgias pélvicas.
PINÇA DE SCHIMIDT
Tem sua ponta mais delgada e alongada, sendo utilizada para hemostasia de vasos em profundidade. Também é muito utilizada para guiar fios para a ligadura dos vasos.
PINÇA DE MIXTER
É uma pinça hemostática longa e curva, utilizada para pedículos vasculares em profundidade. Apresenta ranhuras transversais
PINÇA DE LAWER
É uma pinça hemostática longa e curva, utilizada para pedículos vasculares em profundidade. Suas ranhuras são longitudinais.
HEMOSTASIA TEMPORÁRIA
Na hemostasia temporária são utilizadas pinças atraumáticas para ocluir por certo tempo a luz dos vasos sem lesar sua parede.





0 comentários:
Postar um comentário