terça-feira, 19 de outubro de 2021

Videolaparoscopia : vantagens e desvantagens da cirurgia

 


Videolaparoscopia

Vantagens e desvantagens da videolaparoscopia

Se você já ouviu falar em videolaparoscopia e quer saber os benefícios e os riscos dessa técnica cirúrgica, acompanhe no blog o porquê da laparoscopia ser tão vantajosa.

Com a evolução da tecnologia, a videolaparoscopia já é capaz de acessar quase todos os órgãos com um aparelho contendo uma minicâmera que transmite imagens em alta resolução para monitores de vídeo, que podem ser gravados e utilizados em estudos e diagnósticos.

Este procedimento se chama videolaparoscopia, que com o passar do tempo tem permitido colher material para biópsia e praticar intervenções cirúrgicas que antes eram feitas somente por cirurgias complexas.

LEIA TAMBÉM: O que é Laparoscopia?

Cirurgia convencional ou cirurgia laparoscópica: quais são as diferenças?

A cirurgia tradicional utiliza instrumentos médicos específicos e de diversas técnicas cirúrgicas bem definidas. Pode ter um propósito estético, exploratório (quando utilizada para melhor compreender a causa de um problema ou doença, por exemplo no abdômen) ou terapêutico (se for usada para tratar determinada doença). Pode contemplar procedimentos como extrações, excisões, amputações, entre outros, dependendo do problema trabalhado.

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica mais moderna, menos invasiva, e que utiliza pequenas incisões (com cerca de cinco milímetros) para realizar uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos. 

Utiliza para esse fim um laparoscópio, que é uma câmara de alta resolução ligada a um cabo de fibra óptica, que permite ao cirurgião visualizar pela tela os diferentes órgãos, por exemplo no abdómen. Assim, é possível tratar a área afetada de uma forma pouco invasiva e cômoda, tanto para o cirurgião como para o paciente, sem necessidade de fazer grandes incisões.

Vantagens da videolaparoscopia

Colocamos em tópicos as principais vantagens de se submeter a uma videolaparoscopia em relação a técnicas mais tradicionais:

1. Cortes menores

No procedimento laparoscópico, as incisões costumam ter até um centímetro ou um centímetro e meio e exigem entre um e dois pontos para serem fechadas, reduzindo a necessidade de curativos e facilitando a cicatrização.

2. Menor risco de infecção

Por evitar menor exposição de áreas internas a bactérias do centro cirúrgico e no cotidiano do pós-operatório, a laparoscopia reduz a chance de complicações por infecções.

3. Recuperação mais rápida

O paciente tende a se recuperar e a ter alta hospitalar mais rapidamente do que aqueles submetidos aos procedimentos convencionais.

4. Menos dor

Pacientes também costumam reportar menos dor depois de passar por um procedimento de laparoscopia possivelmente porque a técnica requer uma movimentação menor de tecidos e órgãos. Assim, precisam tomar menos medicação.

5. Pequenas cicatrizes

As cicatrizes deixadas pela cirurgia são diminutas, eventualmente imperceptíveis, e diminui-se a chance de aparecimento de queloides.

Desvantagens da videolaparoscopia

fibromialgia

A laparoscopia, como quase todo procedimento, envolve riscos, mas desde que feita por um profissional experiente eles são de muito baixa incidência e altamente compensados pelas vantagens das cirurgias endoscópicas em relação ao outros procedimentos. Os riscos são:

  • Desconforto abdominal no pós-operatório, caso tenha sido necessário o uso de dióxido de carbono para distender o abdome;
  • Os riscos são baixos, mas o de maior gravidade é a perfuração de algum órgão interno.

0 comentários:

Postar um comentário