quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Quanto custa uma cirurgia robótica?

 Quanto custa uma cirurgia robótica?

De modo geral, quanto mais tecnologia e “recursos”, mais caro é o “brinquedo”, não é?

O exemplo clássico são os carros do nosso dia a dia. Com a medicina não é diferente, nem tão pouco com as cirurgias. O robô está revolucionando as salas de operação, mas isso tem um preço e não é baixo. Obviamente com a expansão da tecnologia e disseminação das plataformas robóticas haverá uma natural redução de valores até um determinado patamar.

Quanto custa um Robô?

O robô é comercializado pela empresa Intuitive (EUA) e o modelo mais utilizado é o Xi ao custo estimado de 3 três milhões de dólares, sendo que o mesmo necessita de uma manutenção e revisão preventiva mensal que envolve o custo estimado de 80 mil reais.

Custos da Cirurgia Robótica

Se tomarmos como base a cirurgia mais realizada dentro da urologia, que é a prostatectomia radical para tratar câncer de próstata, teremos que utilizar em média:

  • 5 pinças robóticas
  • 1 trocater descartável
  • 1 agulha para punção
  • Alguns clips hemostáticos
  • 1 kit estéril para vedação dos braços do robô

Nas prostatectomias em geral (cirurgias de próstata com robô) os custos dos pacotes para o paciente giram entre 20 a 25 mil reais na sua grande maioria. O paciente precisará contabilizar a mais nessa conta os valores da equipe médica, que aqui não estão considerados e podem apresentar variações. Mesmo com esses valores que não são baixos, os hospitais em geral reduzem muito a margem de lucro e dividem os pagamentos, criando pacotes cirúrgicos com a finalidade de facilitar o fechamento de contas e estimular o uso da máquina.

Aumento da adesão na Cirurgia Robótica

O que podemos afirmar é que os valores atualmente praticados são significativamente menores quando comparados há alguns anos, em virtude da concorrência e da disseminação da técnica e isso tem aumentado significativamente a adesão e procura dos pacientes para o tratamento operatório com o Robô DaVinci.

0 comentários:

Postar um comentário