sábado, 26 de agosto de 2023

Empatia: a qualidade mais importante em profissionais de sucesso




A capacidade de prestar total atenção ao outro e perceber o que o outro está sentindo é algo que vai além das palavras, uma ponte construída aos poucos. Desenvolver empatia é a base das relações corporativas, segundo o pai da Inteligência Emocional, Daniel Goleman.

Para ele, o sentimento é a base da comunicação e da liderança efetiva. E deveria estar no topo das qualidades dos líderes e das organizações emocionalmente inteligentes.

Conforme o jornalista e psicólogo, quando duas pessoas estão nesse estado, de total atenção, se sentem protegidas e apoiadas. Dessa forma, cria-se um sentimento de bem-estar e espaço para que as trocas aconteçam, bem como evoluam pessoal e profissionalmente.

Sendo assim, um líder empático fortalece vínculos e relacionamentos com os membros de sua equipe. Afinal, a empatia, além de criar um ambiente harmonioso, gera uma relação de confiança entre as partes, promovendo mais engajamento entre líderes e colaboradores.

Ainda, o escritor e autor de “Inteligência Emocional”, que tem mais de cinco milhões de exemplares espalhados pelo mundo, destaca a existência de três tipos de empatia: 

  • Empatia Cognitiva: ou seja, a habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa.
  • Empatia Emocional: isto é, a habilidade de sentir o que o outro sente.
  • Preocupação Empática: a capacidade de sentir o que o outro precisa.

Com isso não importa se você ou deseja ser um CEO ,médico, instrumentador, enfermeiro ou qualquer outra profissão que sonhe em estar executando  

Nesse sentido, para se tornar um líder mais empático, é preciso começar a desenvolver essa capacidade diariamente. Algumas dicas podem ajudá-lo a praticar a empatia no seu cotidiano. Confira:

Tente ver a perspectiva do outro;
Não julgue;
Reconheça as emoções do outro;
Comunique-se de maneira clara, sincera e transparente.

 


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