O cateterismo vesical de demora é um procedimento amplamente utilizado na prática clínica, sendo de suma importância ao tratamento de diversas patologias. Pode ser dividido em duas classes principais: cateter vesical de demora (CVD), relacionado a uma longa permanência no trato urinário e cateter vesical de alívio (CVA), que se refere a retirada do cateter após o esvaziamento da bexiga.
Geralmente são inseridos em pacientes com dificuldades ou impossibilidade de urinar espontaneamente. Trata-se de uma técnica invasiva que consiste na introdução de uma sonda através do meato uretral até a bexiga visando a da retirada de urina.
Estima-se que cerca de 20% a 50% dos pacientes hospitalizados são submetidos à cateterização vesical. De fato, esse dispositivo é uma ferramenta muito importante na assistência à saúde.
Diversos estudos apontam que quando há um registro médico de pedido de inserção no prontuário, maior é a probabilidade de o cateter ter sido adequadamente indicado. Desta forma, espera-se que todos os pacientes em uso de cateter vesical de demora tenham seu pedido de inserção registrado e a sua manutenção justificada diariamente em prontuário.
O que é ?
O cateterismo vesical é uma técnica que consiste na introdução de um cateter, também conhecido por sonda vesical, pela uretra até à bexiga de forma a fazer a permitir a saída de urina em pessoas que não conseguem controlar esse ato, devido a obstruções como hipertrofia da próstata, dilatação uretral ou mesmo em casos em que se pretende realizar exames em urina estéril ou preparar a pessoa para uma cirurgia, por exemplo.
. Cateterismo vesical de demora
O cateterismo vesical de demora é usado quando o cateter permanece por mais tempo para drenagem contínua e para isso é usado um cateter de Foley ou de Owen.
Nesta técnica, o cateter permanece para uma drenagem continua, permitindo a descompressão gradual da bexiga e é indicada para promover o esvaziamento da bexiga, monitorar o débito urinário, fazer o preparo cirúrgico, realização de irrigação vesical ou para diminuir o contato da urina com lesões de pele próximas à região genital.
Esta técnica deve ser realizada só se necessário e idealmente deve ser feita por um profissional de saúde,
Para que serve
Devido aos riscos da técnica, o cateterismo só deve ser usado se for mesmo necessário, nos seguintes casos:
- Alívio da retenção urinária aguda ou crônica;
- Controle da produção de urina pelo rim;
- Insuficiência renal pós-renal, por obstrução infra-vesical;
- Perda de sangue pela urina;
- Recolha de urina estéril para exames;
- Medição do volume residual;
- Controle de incontinência urinária;
- Dilatação ureteral;
- Avaliação da dinâmica do aparelho urinário inferior;
- Esvaziamento da bexiga antes, durante e após cirurgias e exames;
Além disso, o cateterismo vesical, também pode ser usado para realizar a administração de medicamentos diretamente na bexiga, em casos de infecções graves, por exemplo.
0 comentários:
Postar um comentário