sexta-feira, 11 de junho de 2021

intomas de um problema de vesícula biliar





Dor na região abdominal superior pode indicar um problema de vesícula biliar. iStock; Saúde do dia a dia



A vesícula biliar é um pequeno saco que armazena a bile do fígado e é encontrado logo abaixo do fígado.

Ele libera bile através dos dutos no intestino delgado para ajudar a quebrar os alimentos que você ingere - principalmente alimentos gordurosos.

Normalmente, a vesícula biliar não causa muitos problemas ou preocupações, mas se algo retarda ou bloqueia o fluxo de bile da vesícula biliar, podem ocorrer vários problemas. ( 1 , 2 )





O que pode dar errado


Alguns problemas comuns da vesícula biliar incluem:

Cálculos biliares (colelitíase) Esta é uma condição na qual cálculos pequenos, ou às vezes maiores, se desenvolvem dentro da vesícula biliar.

Essas pedras se formam a partir de substâncias encontradas na bile, incluindo colesterol e um pigmento chamado bilirrubina.

Os cálculos biliares podem causar dor conhecida como cólica biliar (veja abaixo), mas cerca de 90% das pessoas com cálculos biliares não apresentam sintomas.

A maioria dos cálculos biliares sintomáticos está presente há vários anos.

Por razões desconhecidas, se você tiver cálculos biliares por mais de 10 anos, é menos provável que eles causem sintomas. ( 3 , 4)

Cólica biliar Este termo é freqüentemente usado para descrever episódios severos de dor que podem ocorrer quando os cálculos biliares bloqueiam o fluxo da bile para o intestino delgado.

A vesícula biliar se contrai vigorosamente contra o bloqueio, causando forte dor em espasmos ou, às vezes, uma dor constante.

Os episódios de cólica biliar geralmente duram de uma a cinco horas, com dor leve persistindo por até 24 horas. Eles são especialmente comuns após refeições grandes ou gordurosas, principalmente se você jejuou antes. ( 5 )

Vesícula biliar inflamada (colecistite) A inflamação da vesícula biliar pode ser causada por cálculos biliares, uso excessivo de álcool , infecções ou mesmo tumores que causam o acúmulo de bile.

Mas a causa mais comum de colecistite são os cálculos biliares.

Nesse caso, a irritação por cálculos biliares faz com que as paredes da vesícula biliar fiquem inchadas e doloridas.

Um episódio de inflamação pode durar várias horas ou mesmo alguns dias. A febre não é incomum.

Às vezes, a vesícula biliar inflamada é invadida por bactérias intestinais e infecciona.

Episódios suspeitos de colecistite sempre requerem atenção médica, principalmente se você tiver febre. ( 6 )

Vesícula biliar perfurada Uma vesícula biliar inflamada pode levar a várias complicações graves, incluindo uma vesícula biliar rasgada ou perfurada. Esta é uma condição potencialmente fatal e requer cirurgia de emergência para remover a vesícula biliar. (6)

Dor biliar acalculosa Refere-se à dor nas vias biliares que não é seguida por nenhum cálculo biliar que aparece em exames de imagem .

Pode ser devido ao esvaziamento impróprio da vesícula biliar, dutos biliares excessivamente sensíveis ou intestino delgado ou cálculos biliares que são muito pequenos para serem vistos em exames de imagem ou que já passaram por eles.

A cirurgia para remover a vesícula biliar costuma ser bem-sucedida na resolução da dor biliar sem cálculos biliares. ( 7 )

Infecção do ducto biliar comum A maioria dos casos de inflamação no sistema do ducto biliar, chamada colangite, é causada por uma combinação de obstrução do ducto biliar (por cálculo biliar ou estenoses biliares) e uma infecção bacteriana.

Se a bactéria se acumular acima do bloqueio, ela pode voltar para o fígado e causar infecção grave. Os antibióticos são necessários para tratar uma infecção bacteriana. Os médicos também podem precisar drenar o fluido do ducto biliar para determinar a causa do bloqueio. (8,9)

Estreitamento dos dutos biliares relacionado à AIDS Em pessoas com AIDS , um sistema imunológico enfraquecido pode levar a infecções frequentes e generalizadas, algumas das quais podem resultar no estreitamento dos dutos biliares. (7)

Colangite esclerosante primária Refere-se à inflamação que causa cicatrizes e estreitamento dos dutos biliares e não é causada por nenhuma outra condição conhecida.

Embora as causas da colangite esclerosante primária não sejam completamente conhecidas, os médicos acreditam que seja mais provável uma doença auto-imune, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente os próprios tecidos do corpo. (7)

Abscesso da vesícula biliar Às vezes, uma infecção grave da vesícula biliar pode levar a um abscesso no órgão, também chamado de empiema da vesícula biliar. Os antibióticos por si só podem não ser suficientes para tratar abscessos e podem precisar ser drenados. ( 10 )

Vesícula biliar de porcelana Isso ocorre quando as paredes da vesícula biliar se tornam tão calcificadas que se assemelham a porcelana em um raio-X . Acredita-se que as bexigas de porcelana estejam associadas a um risco muito alto de câncer e devem ser removidas cirurgicamente. (4)

Pólipos da vesícula biliar São crescimentos que se projetam da superfície da parede interna da vesícula biliar. Alguns pólipos se formam como resultado de uma inflamação ou de depósitos de colesterol na parede da vesícula biliar.

Outros são tumores, que podem ser cancerosos, embora cerca de 95% dos pólipos da vesícula biliar sejam benignos. De acordo com a American Cancer Society, os pólipos da vesícula biliar com mais de 1 centímetro têm maior probabilidade de ser cancerígenos e, portanto, a maioria dos médicos recomenda que sejam removidos. ( 11 , 12 )

Doença da vesícula biliar Este é um termo geral que abrange inflamação, infecção, cálculos biliares ou bloqueio da vesícula biliar.


Sintomas comuns da vesícula biliar


A maioria dos sintomas da vesícula biliar começa com dor na região abdominal superior, no canto superior direito ou no meio.

Os sintomas específicos podem variar de acordo com o tipo de condição da vesícula biliar que você tem, embora muitos sintomas sejam comuns entre os vários tipos de problemas da vesícula biliar.

Aqui estão alguns sintomas comuns de problemas de vesícula biliar:
  • Dor forte na parte superior direita ou no centro do abdômen
  • Sensibilidade no abdômen, principalmente no quadrante superior direito
  • Dor abdominal com duração de várias horas
  • Dor que pode se estender abaixo da omoplata direita ou nas costas
  • Dor que piora depois de comer uma refeição pesada, especialmente alimentos gordurosos ou gordurosos
  • Dor que parece monótona, aguda ou com cãibras
  • Dor que aumenta quando você respira profundamente
  • Azia, indigestão e gases excessivos
  • Dor no peito
  • Uma sensação de plenitude no abdômen
  • Náusea
  • Vômito
  • Febre, variando de baixo grau a grave
  • Tremendo de calafrios
  • Fezes de cor incomum (geralmente mais claras, como argila)
  • Urina escura (frequentemente descrita como da cor do chá) (6, 13 , 14 )

Alguns problemas de vesícula biliar, como cálculos biliares simples que não estão bloqueando os dutos biliares, geralmente não causam nenhum sintoma.

Eles são mais frequentemente descobertos durante um raio-X ou tomografia computadorizada que é realizada para diagnosticar uma condição diferente, ou mesmo durante uma cirurgia abdominal.

Se detectar algum sintoma de problema na vesícula biliar, consulte seu médico para obter um diagnóstico e um tratamento imediato para que o trato digestivo volte a funcionar normalmente .

É essencial procurar tratamento imediato se você desenvolver uma complicação grave do cálculo biliar que causa algum dos seguintes sintomas:
  • Dor abdominal tão forte que você não consegue sentar ou ficar quieto ou segurar a comida
  • Icterícia (amarelecimento da pele e olhos)
  • Febre intensa com calafrios (13)

0 comentários:

Postar um comentário