This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Energia das mãos : O despertar da magia Helena Blavatsky

Em 1880, no Sri Lanka, Blavatsky e Olcott realizaram a cerimônia de “tomar Pansil”, os cinco preceitos budistas leigos, também refugiando-se em Buda, Dharma e Sangha.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Instituto IDG

Transformação social por meio de ações socioeducativas socioculturais Realização de cirurgias plásticas reparadoras em vítimas de violência doméstica.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Cuidados com o Corpo após o Óbito

 

Cuidados de enfermagem com o corpo do paciente após o óbito

Responsáveis pela execução

Enfermeiro, Auxiliar e Técnico de Enfermagem e Acadêmicos de enfermagem sob a supervisão do professor e/ou responsável

É importante observar sempre a prescrição médica pra iniciar os cuidados.

Responsável pela prescrição de cuidados com o óbito: Enfermeiro faz a prescrição de enfermagem após prescrito pelo médico o óbito no prontuário do paciente.

Finalidades: Remover os dispositivos; Limpar, tamponar e identificar o corpo; Colocar o corpo em posição anatômica para o sepultamento.

Responsáveis pela execução: Enfermeiro, Auxiliar e Técnico de Enfermagem e Acadêmicos de enfermagem sob a supervisão do professor e/ou responsável

Indicação: Corpo após a constatação do óbito pelo médico

Contraindicações/Restrições: É necessário ver a necessidade do corpo ser encaminhado ao InstitutoMédico Legal (IML), Serviço de Verificação de Óbito(SVO) ou Necropsia. Esses não necessitarão ser tamponados.




Finalidades


  •   Remover os dispositivos.
  •   Limpar, tamponar e identificar o corpo. 
  • Colocar o corpo em posição anatômica para o sepultamento.

Materiais necessários para limpeza e preparo do corpo 



Equipamentos de Proteção Individual - EPI - (máscara cirúrgica, óculos protetor, avental e luvas de procedimento)

Biombo

Bandeja

Sistema de aspiração montado (cateter de aspiração de 10 a 14 french, extensões de silicone, frascos redutor depressão e de coletor intermediário e rede de vácuo), se necessário

Pinça longa (Cheron)

Tesoura ou bisturi, se necessário

Algodão e/ou gaze não esterilizada

Atadura crepe (3)

Fita adesiva/esparadrapo com os dados de identificação do cliente (nome completo, registro geral, data de nascimento,data e horário do óbito, setor e número do leito, nome do responsável pelos cuidados)

Compressa de banho, se necessário?Bacia com água, se necessário

Papel-toalha (2), se necessário

Sabonete líquido, se necessário

Recipiente para o descarte dos materiais

Lençol (2)

Hamper

Prótese dentária, se houver

Maca sem colchão


Materiais para desinfecção terminal do leito, conforme Procedimento Operacional Padrão (POP) “Limpeza e desinfecção terminal de unidade”



Descrição dos Procedimentos

1.Desligar todos os equipamentos, após a constatação escrita do óbito pelo médico responsável para liberar o corpo para a execução do procedimento.

2.Higienizar as mãos para reduzir a transmissão de micro-organismos.

3.Reunir os materiais necessários e encaminhá-los à unidade para economizar tempo.

4.Colocar a bandeja com os materiais sobre a mesa de cabeceira para facilitar a execução do procedimento.

5.Colocar o biombo, se necessário para proteger da curiosidade e diminuir o mal-estar dos outros clientes da enfermaria.

6.Posicionar a cama na horizontal com a cabeceira levemente elevada para facilitar a execução do procedimento e minimizar os refluxos gastroesofágico e sanguíneo.

7.Forrar a escadinha com o papel-toalha e colocar a bacia com água sobre a mesma, quando for necessário para facilitar a execução do procedimento.

8.Paramentar-se com os EPI para promover proteção individual.

9.Soltar os lençóis da cama e retirar o travesseiro para facilitar a execução do procedimento.

10.Fechar os olhos do cliente, pressionando as pálpebras. Caso não seja possível, fixá-las com tiras de fitas adesivas para evitar que os olhos fiquem abertos, quando ocorrer o enrijecimento cadavérico, e manter a aparência natural.

11.Retirar os cateteres, as cânulas e os drenos com auxílio de tesoura ou bisturi, se necessário, colocando-os em um recipiente de descarte para permitir a execução do procedimento.

12.Fazer curativo oclusivo nos sítios de inserção de dispositivos que estiverem drenando secreções, utilizando gazes e fita adesiva para evitar saída de secreções e/ou sangue.

13.Aspirar secreções da naso e orofaringe, se necessário para evitar saída de secreções e/ou sangue pela boca e nariz.

14.Colocar ou reposicionar a prótese dentária, se houver para manter a aparência natural, antes do enrijecimento cadavérico (rigor mortis).

15.Tamponar os orifícios naturais do corpo (narinas, ouvidos e regiões orofaríngea, vaginal e anal) com algodão seco, por meio de uma pinça longa, de tal maneira que não apareça o algodão para evitar a saída de flatos, secreções e odor fétido.

16.Remover os curativos e refazê-los, quando for necessário para proporcionar limpeza corporal.

17.Fazer a higiene do corpo com compressa úmida com água e sabonete líquido na presença de sangue, secreções e outras sujidades para remover sujidades para melhorar a aparência.

18.Remover os lençóis sujos e molhados, desprezando-os no hamper para manter o corpo limpo.

19.Sustentar a mandíbula com atadura crepe ou com esparadrapo,amarrando-o no alto da cabeça para manter em posição anatômica, antes do enrijecimento cadavérico (rigor mortis).

20.Unir as mãos sobre a região epigástrica e fixá-las com atadura crepe ou esparadrapo para manter em posição adequada, antes do enrijecimento cadavérico (rigor mortis).

21.Juntar os pés e fixá-los com atadura crepe ou fita adesiva para manter em posição adequada, antes do enrijecimento cadavérico (rigor mortis).

22.Fixar a fita adesiva com os dados de identificação na testa do cliente em posição invertida. Não retirar a pulseira de identificação para identificar o corpo e facilitar a leitura dos dados de identificação.

23.Colocar um lençol limpo sob o corpo, utilizando-o para passar o corpo da cama para maca, e outro sobre para facilitar a passagem do corpo da cama para maca.

24.Dobrar o lençol sobre o corpo, fixando com fita adesiva para evitar a exposição do corpo.

25.Retirar os EPI para evitar a transmissão de micro-organismos.

26.Higienizar as mãos para promover proteção individual e evitar a transmissão de micro-organismos.

27.Encaminhar o corpo ao local de destino ( Serviço de Patologia/Necropsia), após comunicação prévia para fazer a tramitação correta e evitar o trabalho desnecessário.

28.Retornar com a maca ao setor e realizar a sua limpeza e desinfecção terminal para garantir a devolução do mobiliário da unidade e mantê-la limpa para o próximo uso.

29.Reunir e empacotar os pertences do cliente, para entregá-los à família, posteriormente para garantir a devolução correta dos pertences.

30.Providenciar a limpeza e desinfecção terminal do leito,conforme POP para preparar o leito para receber outro cliente.

31.Recolher os materiais e dar destino adequado, encaminhando os descartáveis ao expurgo para promover ambiente favorável e dar destino adequado aos materiais.

32.Proceder às anotações de enfermagem, constando: data e horário do óbito, nome do médico que constatou o óbito, descrição dos cuidados realizados; horário da transferência ao Serviço de Patologia/Necropsia, identificação da pessoa que recebeu os pertences, intercorrências e outros achados importantes para promover qualidade à documentação e atender à legislação.

Intervenções de Enfermagem e observações



Evitar comentários desnecessários e manter atitude de respeito durante o cuidado com o corpo. Respeitar as crenças dos familiares ao preparar o corpo. Não realizar os procedimentos de higienização e tamponamento para o corpo que será encaminhado ao IML ou SVO e que esteve hospitalizado por um período inferior a 24 horas.

Nesses casos, deve ser feita somente a identificação, e os cuidados com o corpo passam a ser do local onde o corpo será encaminhado. Desprezar os materiais descartáveis utilizados nos cuidados com o corpo no expurgo, em recipientes de descarte específicos para o tipo de resíduo. Permitir que a família veja o corpo antes de ser encaminhado ao Serviço de Patologia/Necropsia, quando solicitado.